O Lar Bezerra de Menezes foi fundado em 2011, com o objetivo de acolher crianças de 0 a 10 anos encaminhadas pela Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal por encontrarem-se em situação de risco. Logo nos primeiros meses de atuação do LBM, percebeu-se que, tão importante quanto acolher as crianças e fazê-las sentir-se seguras, era garantir que cada uma pudesse ter sua própria família. Para que isso acontecesse de forma eficaz, a Direção assumiu o desafio de ela própria elaborar os estudos e relatórios que detectassem e informassem a situação familiar da criança, possibilitando que se pudesse determinar, de forma segura, se a família sanguínea tinha condições de cuidar do menor ou se ele deveria ser encaminhado a uma família adotiva. Assim, o Lar Bezerra de Menezes montou, capacitou e instrumentalizou uma forte equipe técnica capaz de realizar todos os estudos necessários e produzir informações criteriosas para instruir os processos de acolhimento institucional, que tem seu curso na Vara da Infância e Juventude, e fazer com que eles tenham um fim, encaminhando a criança à reintegração familiar ou à adoção. E foi a partir dessa iniciativa de conhecer a fundo a realidade familiar das crianças que o LBM encontrou sua verdadeira vocação: destinar todas as crianças acolhidas a sua família, seja por meio da reintegração à família sanguínea ou pela adoção.
Em 2017, a equipe dirigente do Lar Bezerra de Menezes foi confrontada com a realidade de crianças portadoras de síndromes raras que não podiam deixar leitos das UTIs de hospitais públicos ou por não terem família ou por suas famílias não terem condições de oferecer os cuidados especiais de que necessitavam. Nesse contexto, foi criada a Casa do Carinho, uma casa construída especialmente para receber e dar um lar a crianças dependentes de Home Care. Lá, elas têm uma melhora sensível na qualidade de vida por meio dos cuidados diários e da interação com outras crianças e com as visitas de voluntários que se apaixonaram pelo Projeto. Com capacidade para acolher até 17 crianças, na Casa do Carinho cada morador recebe os cuidados e o carinho de um profissional exclusivo, 24 por dia, sete dias por semana.
Em 2019, o Instituto do Carinho teve seu projeto aprovado pelo CRIANÇA ESPERANÇA da Rede Globo. Com a parceria, o IC poderá viabilizar o atendimento a crianças que moram em seu entorno, no contra turno escolar. Serão oferecidas aulas de Judô, Balé, Capoeira, Dança, Música e Futebol. Em parceria com as escolas em que as crianças estudam, o Instituto do Carinho, com seu projeto Criança do Futuro, promoverá atividades esportivas e culturais para 200 crianças, buscando formas de que as atividades extraclasses possam ser um estímulo ao desempenho acadêmico. Assim, com todos esses projetos sob sua coordenação, o Instituto do Carinho amplia, ano após ano, sua atuação na assistência social de crianças, apoio às famílias e a outras instituições que trabalham em benefício de quem precisa.
Idealizado e desenvolvido em 2014, o Projeto Resgate foi o reflexo dos excelentes resultados obtidos com as crianças do LBM. Percebemos que, além de buscar uma família para as crianças de nosso abrigo, precisávamos ajudar e ensinar aos outros abrigos a buscarem uma família para as suas crianças. Nossa equipe passou a apoiar várias instituições, principalmente instituições de acolhimento, e familiares dos abrigados de forma mais ampla e completa. Apoiamos as outras instituições, seja na parte administrativa, jurídica, financeira (doação de bens materiais) ou social, auxiliando para que elas consigam prestar o serviço da melhor forma possível e busquem sua autonomia financeira. Disseminamos em outras instituições a importância dos acolhidos estarem com as suas famílias e, sempre que possível, deixarem de ser institucionalizados.
Desenvolvido em 2019, tem o objetivo de combater a fome que assola várias famílias no Distrito Federal e entorno. Realizamos a distribuição de mais de 100 cestas básicas por mês para os familiares dos acolhidos pelo Instituto do Carinho, bem como para os moradores da região próxima ao Instituto e ainda instituições parceiras que necessitam de apoio. Todas as doações passam por uma triagem e possuem o devido cadastro em nosso programa.
Doações